6 de janeiro de 2010

Verbete

Filoginia (s.f.).: amor às mulheres; inclinação para as mulheres; mel, uvas e um dia de chuva... (Antônimo: misógino)



Já tinha nome pra isso, a velha mania dos vocábulos.
Codificado o sentimento, torna-o nobre? O fato de ser o vocábulo o nome da coisa, torna-o verdadeiro?
Estudar o termo pelo seu avesso, isso pouco tem feito os homens. Podemos nos encher de aforismos, podemos mesmo ultrapassar o gênio, podemos versar até dormir; a simples idéia do mundo pelo seu avesso causa ânsias, a idéia de um dia sonolento após a insônia, dispensar os seguranças da mente, salas inexploradas surgindo no corredor convidando ao uso, estar do outro lado e não querer aqui nem lá, não sucumbir, ter paciência, não ter paciência, ansiar e ansiar, e ansiar, macacos de laboratório ávidos pelo próximo truque, senhoritas macabras, a ironia do infindável, quantificar e qualificar, os maiores tesões do homem, tudo já tem nome?
Como se livrar do cartesiano sem percebê-lo?

Palavras vistas por outros ângulos, vidas que se guiam, contestações a si: quem desses derrotariam os fragmentadores, recortadores do dia e de tudo?
Jogar no bicho no gato e no cachorro, eis a saída do bom malandro.
O desenvolver econômico, o se dar bem na vida, justificando a alma recortada e alinhada no varal das ilusões e das tendenciosas e maliciosas verdades reconfortantes; a evolução pelo seu lado mais humano, manuais, guias, apresentadores, dicionários, famosos, cantores e patrões, para nos dar tudo.

Nenhum comentário: